A importância da Avaliação Psicológica em Processos Seletivos

As empresas no Brasil estão acordando para seu verdadeiro ativo, AS PESSOAS. O número de instituições que vem percebendo que formar uma boa equipe, com profissionais de qualidade, profissionais comprometidos e principalmente profissionais que tenham o perfil da empresa é a única garantia que estas terão sobre o desempenho do funcionário e seu envolvimento com as questões institucionais. 

Daí surge um problema muito grande, que é o custo operacional de se ter um profissional da psicologia em seu staff. As demandas por avaliações psicológicas nem sempre são tão frequentes e raríssimas vezes justificam, ao olhar dos administradores, o fato de ter este profissional em sua equipe. A partir disso surgem inúmeras invenções que tentam resolver a lacuna: aparecem empresas que oferecem "softwares milagrosos" que se julgam capazes de substituir a avaliação do profissional, surgem "técnicas" avançadas de entrevista que objetivam superar a necessidade da avaliação e prometem identificar perfis e competências, será???? Ou ainda, muitas empresas acabam optando por não usar a etapa em seu processo seletivo, o que é uma economia "porca" pois estão abrindo mão efetivamente de usar uma ferramente importantíssima neste processo. Solução? Sim, claro, sempre tem. 

Vem surgindo com grande força no mercado de Recursos Humanos e Psicologia as consultorias de avaliação psicológica. Por um custo bem abaixo daquele comparado a necessidade de contratação do profissional psicólogo, com a mesma efetividade e resolutividade que o profissional apresentaria e ainda com um bônus, por ser consultoria não há nenhum tipo de envolvimento com questões e políticas da empresa, o que torna as avaliações ainda mais efetivas. Mas cuidado, muito cuidado com a escolha de seu consultor, verifique quem são os profissionais da psicologia que fazem parte do staff da consultoria, se estes tem verdadeiramente uma habilitação para tal, verifique se a mesma utiliza-se de testes validados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), pois do contrário será mais uma saída "milagrosa" e seu dinheiro terá ido ralo abaixo. 

Um abraço a todos e espero poder ter contribuído para o esclarecimento do tema e ajudado de forma indireta no sucesso de sua organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário