Para que serve o RH?

            O RH é uma sigla que significa recursos humanos. O profissional de Recursos Humanos e seu perfil, surgidos no início dos anos 70, também foram se modificando com o tempo, recebendo os impactos das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas desses cerca de 30 anos. A Área de Recursos Humanos das empresas já viu ênfases em Desenvolvimento, Remuneração, Tecnologia da Informação, Comunicações, Clima, Competências e muitas outras e atravessou momentos dramáticos de Reengenharia, Downsizing e Terceirização.
Enquanto um departamento, o RH é o setor de uma organização responsável pela operacionalização e prestação de serviços ao recrutamento, seleção, treinamento, benefícios, segurança do trabalho, remuneração, rotinas trabalhistas, dentre outras. Ainda podemos destacar que uma das áreas mais importantes no RH é o atendimento ao funcionário, que busca neste setor um apoio para suas queixas e insatisfações, dúvidas e questionamentos. Também é função do RH estabelecer com a instituição um canal de diálogo aberto pautado no respeito e bem comum, crescimento profissional e pessoal. Ao contrário do que muitos pensam, o RH não tem a função de pressionar o trabalhador no exercício de sua função, nem de levar informações pessoais de trabalhadores à outros níveis da empresa. Sua função primordial é tornar o ambiente de trabalho, o mais agradável e funcional possível. Seu funcionamento de forma eficaz se dará quando este conseguir definir de forma clara a política adotada e a filosofia de trabalho, e a partir daí traçar um bom planejamento estratégico da empresa.
A maioria das empresas hoje reconhece em Recursos Humanos uma função organizacional estratégica, voltada efetivamente para a gestão de pessoas e equipes. É uma atividade que, embora operacional, é também de nível estratégico e contribui para os resultados das empresas, a partir de uma consciência de que sem pessoas qualificadas e motivadas, nenhuma organização atinge o sucesso.
Nosso intuito neste espaço é apresentar a vocês, nossos funcionários-colaboradores, o perfil deste setor e da importância que ele pode ter na sua vida profissional. Colocando-nos inteiramente à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos. Esperamos contar com seu apoio e parceria no sentido de obtermos um ambiente de trabalho saudável, satisfeito e motivado, pois somente com profissionais integrados e interessados poderemos continuar fazendo da nossa equipe, uma verdadeira equipe.
Prof. Alexandre J. Bernardo

Texto publicado no Jornal "Interação"  (Ano VIII, Nº 69, Outubro de 2008)
Boletim Interno para docentes e técnicos-administrativos do Unilavras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário